terça-feira, 29 de março de 2011

Jornalismo Online Organizado: Bahia tem agora Associação de Jornalismo Digital


Fundada para defender os interesses dos sites e blogs de notícias da Bahia e demonstrar para o segmento empresarial e à sociedade em geral

 
Foi para defender os interesses dos sites e blogs de notícias da Bahia e demonstrar para o segmento empresarial e à sociedade em geral a importância deste segmento na comunicação nossa de cada dia que foi fundada a Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD).

Inicialmente a Associação é composta por 16 sites de notícias de todo o estado e tem a frente, como presidente, o sócio-executivo do Bahia Notícias, Ricardo Luzbel, e como vice, o jornalista Raul Monteiro, do Política Livre. A deputada estadual Luiza Maia (PT) comentou a criação da ABJD e ressaltou que tal iniciativa privilegia o alargamento da imprensa na Bahia.
“A criação da ABJD é um avanço importante para o desenvolvimento da imprensa baiana.

Primeiro, porque contempla os interesses comuns dos sites jornalísticos, garantindo o aprimoramento do setor e o aprofundamento das discussões sobre as potencialidades da comunicação na plataforma 2.0. Em segundo lugar, pelo fato de congregar alguns dos maiores portais de notícias do estado, o que evidencia, logo de partida, a representatividade da entidade criada. Além disso, a ABJD é de fato uma organização regional, uma vez que abarca, já na fundação, veículos de várias regiões”, disse a parlamentar em comunicado oficial. Luiza Maia se afirmou ainda ser defensora da liberdade de imprensa e de toda e qualquer forma de organização coletiva, parabenizou os diretores da Associação e se colocou à disposição para ajudar a entidade no que for necessário.

Na ocasião da assinatura do Estatuto da ABJD, na última sexta-feira, 25 de março, o presidente Ricardo Luzbel falou dos objetivos principais da Associação: “Somente estes sites que estão aqui hoje, neste ato de fundação, representam cerca de 500 mil acessos diários. Queremos mostrar ao mercado publicitário e ao público em geral a força dos sites baianos”.
A ABJD pretende ainda organizar cursos e palestras com especialistas em webjornalismo, com a finalidade de melhorar a qualidade das coberturas. O jornalista Tarso Franco, do Bahia Já, vai comandar o Conselho de Ética da entidade. Outra comissão, a de admissão, vai ficar responsável pela aprovação da entrada de novos membros. Para solicitar o ingresso na entidade há um e-mail provisório (ajornalismodigital@gmail.com) para o qual os pedidos devem ser encaminhados. Para tanto, os veículos de comunicação interessados devem ter, pelo menos, um jornalista ou radialista profissional no quadro efetivo.
No próximo dia 19 de maio, em local ainda a ser definido, está previsto a realização do evento oficial de lançamento da entidade, que contará com a presença das classes empresarial, artística e política do estado.
Composição da ABJD
A diretoria da ABJD é formada pelos seguintes membros: Gusmão Neto (Teia de Notícias), Ronildo Brito (Teixeira News), Fernando Henrique Chagas (RBR Notícias), José Eduardo Gordiano (Andaiá Notícias), Dilton Coutinho (Acorda Cidade), João Coelho (Aratu Notícias), Chico Kertész (Portal da Metrópole), Ricardo Ribeiro (Pimenta na Muqueca), Anderson Oliveira (Blog do Anderson), Lenilde Pacheco (Bahia Toda Hora), Geraldo José (Blog do Geraldo José), Léo Valente (Blog do Valente) e Valdemir Junior (Calila Notícias). 

Fonte: Camaçari Fatos e Fotos / Reportagem : Carlos Ediardo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário