quarta-feira, 11 de março de 2015

ASPROLF promove Seminário Plano Municipal de Educação e Plano Único de Carreira com a presença do professor João Monlevade

O evento é de suma importância para as entidades sindicais e a elaboração do Plano de Educação é a porta de entrada para ter acesso do Plano Nacional Articulado do MEC

A ASPROLF Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Município de Lauro de Freitas vai promover manhã e sexta-feira (dias 12 e 13), o seminário Plano Municipal de Educação e Plano Único de Carreira no Hotel Riverside em Lauro de Freitas.

O evento terá como palestrante o professor João Monlevade, docente aposentado da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) e consultor legislativo do Senado Federal, que vai ministrar o curso que tem como objetivo, dar subsídios a entidades sindicais na elaboração desses Planos.
O seminário será divido em duas partes, e na primeira, esta quinta-feira (12), Molevade fará a palestra “Planos Municipais de Educação: o que é e como fazer". O tema que é de suma importância mostra a necessidade dessa metodologia nos município, até porque como pontua o professor “Quem não faz plano é planejado pelo outro", por isso ele destaca a importância de elaborar um plano coletivamente de forma que possa envolver diversos setores da sociedade, inclusive secretaria de finanças da prefeitura.
No dia seguinte ele abordará o tema “Plano Único de Carreira: o Caminho da Unificação”, que vai destacar critérios do diagnóstico minucioso da oferta e da demanda real de educação, além de detalhar quais ações são necessárias para a elaboração desse plano, com democracia e entendendo a universalização da educação pública esobretudo, a valorização do profissional.
Participaram desse evento além da coordenação executiva da ASPROLF, Conselho Municipal de Educação, e representantes da Comissão Paritária, representantes do FUNDEB, e a secretária municipal da educação, Adriana Paiva com representantes da SEMED.
De acordo com uma Lei sancionada em julho do ano passado, estados e municípios terão até julho deste ano para fazer a elaboração das diretrizes de seus Planos de Educação, que é a porta de entrada para ter acesso ao Plano Nacional Articulado do MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário