quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pauta Unificada: Primeira reunião das entidades sindicais com o governo foi de conhecimento e discussões dos eixos comuns das categorias

A primeira reunião de negociação da pauta unificada das entidades sindicais do município de Lauro de Freitas teve início na tarde desta quarta-feira (29) no gabinete do secretário de governo Márcio Leão na prefeitura. Na mesa em que estavam presentes Valdir Silva (ASPROLF-Sindicato dos Trabalhadores em Educação), Chico (ASSEPMULF), Miguel Nonato (ASGUALF), Ana Claudia Paim (Sindicato dos Psicólogos, Ivonildes Cruz (Comissão de Trabalho do Sistema Único das Assistentes Sociais e representante dos Salva Vidas, representantes do governo, entre eles da secretaria de administração, foi entregue ao secretário Leão, a pauta reivindicatória que, além do reajuste linear do servidor público municipal, estava pontos como o direito ao vale transporte e alimentação, itens que não estão presente no contra cheque da totalidade dos trabalhadores, e a previdência própria do município, que segundo já foi divulgado, está pronto, faltando a prefeitura finalizar o processo e enviar para a câmara para aprovação.

O plano de previdência privada para os servidores, que terá um desconto comum a todos de 11%, é vantajoso porque nele o serventuário se aposenta com todos benefícios que possui e foge do Fator Previdenciário, um cálculo que na previdência comum (INSS), para o trabalhador, é sinônimo de perda. A importância de que a previdência própria seja implantada é também a garantia de que o servidor quando se aposentar não se desvincula da prefeitura, podendo ainda reivindicar reajuste para o aposentado pela previdência própria.

O encontro que foi agendado para discutir os eixos comuns dos servidores do município, é uma primeira resposta à união das classes, que tem como objetivo fortalecer a luta dos trabalhadores pela garantia dos direitos, valorização do servidor e qualidade do serviço público. Na oportunidade também foram debatidas as especificidades das categorias.

Nesse primeiro encontro que foi de conhecimento e discussão das reivindicações das entidades, o secretário Márcio Leão ouviu as colocações e argumentos dos trabalhadores e disse que vai levar a pauta ao governo para análise e maior discussão dos assuntos. Sobre a previdência privada o Diretor Geral da ASPROLF, Valdir Silva, informou que o Sindicato vai promover um seminário com a empresa responsável pelo plano para esclarecer dúvidas do trabalhador.

A reunião de negociação dos eixos comuns que terminou com saldo positivo para as entidades sindicais assim como para o governo, vai ter sua segunda rodada na próxima quinta-feira (7), às 14 horas na SEGOV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário