segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Incêndio destruiu 8.400 fantasias, dizem escolas do Rio

Foto: Alícia Uchôa (G1)

Na Grande Rio, a mais atingida, fogo destruiu 8 carros e 3.300 roupas. O incêndio na Cidade do Samba atingiu 4 dos 14 galpões do local.

Chega a 8.400 o número de fantasias destruídas no incêndio na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio, na manhã de hoje (7). A informação é dos presidentes da União da Ilha do Governador, da Portela e da Grande Rio – as três escolas que tiveram seus barracões atingidos pelo fogo. Cada escola tem entre 3.500 e 4 mil componentes.

Além das agremiações, o galpão cultural da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) também foi atingido. A Acadêmicos do Grande Rio foi a escola mais atingida. Segundo a direção de carnaval da escola, oito carros alegóricos e 3.300 fantasias foram incendiados. Partes do teto e da parede lateral do barracão cederam. Na agremiação da Ilha do Governador, segundo o diretor de carnaval da escola, Márcio André Souza, 2.300 fantasias e um carro alegórico foram perdidos no incêndio. Entre as roupas estavam a da ala de baianas e a da bateria. Segundo ele, 80% delas já estavam embaladas e penduradas. "Nossa meta era fechar o barracão, com tudo já pronto, no dia 20. Agora, vamos ter que montar uma equipe para confecção e planejamento em apenas 20 dias”, disse o diretor . Já na Portela, de acordo com o presidente Nilo Figueiredo, 2.800 fantasias que estavam no quarto andar do barracão foram destruídas. Mas os representantes da escola ainda não tiveram autorização da Defesa Civil para percorrer o local do incêndio. “Perdemos tudo, inclusive uma máquina para cortar chapas que estava lá em cima. Em termos de alegorias, acho que temos chances e não perdemos muita coisa”, disse ele.

O incêndio começou por volta das 7h da manhã. As chamas na Cidade do Samba, onde funcionam barracões de 14 escolas de samba, só foram controladas por volta das 11h. Ao todo, 39 carros dos bombeiros de sete quartéis e 80 homens foram enviados ao local. Os barracões da Liesa, Grande Rio, Portela e União da Ilha foram afetados. Não há informações sobre feridos, mas a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que um homem de aproximadamente 30 anos deu entrada intoxicado no Hospital Souza Aguiar, no Centro, depois de ter inalado grande quantidade de fumaça. Ele passa bem.



Fonte: G1 / Reportagem de Alícia Uchôa e Thamine Leta

Veja fotos do incêndio

Foto: Felipe Dana (AP)
Foto: Felipe Dana (AP)
Foto: Antonio Scorza (AFP)
Foto: Ricardo Moraes (Reuters)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário