terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Serviço: Cuide de seu carro e evite gastos desnecessários



Além da economia no bolso a manutenção preventiva ajuda a evitar acidentes

Dayse Macedo

Por causa da correria diária e às vezes por esquecimento, muitos motoristas não vistoriam o próprio carro, verificando se os itens de segurança obrigatórios, e principalmente a mecânica do veículo está em dia, e percebe a existência do problema no momento mais inconveniente, como por exemplo, numa blitz rodoviária. Mas é bom lembrar que muito além da blitz policial, se o carro não estiver em pleno funcionamento, além da multa, o motorista pode ter a carteira de habilitação cassada e ser tirado de circulação, até que o reparo seja realiza, e isso pode ser sinônimo de prejuízo se o veículo for o instrumento de trabalho, no caso do táxi.


De um modo geral, quase todo motorista profissional ou não, só faz a manutenção do carro, quando o problema é eminente. E às vezes, dependendo do defeito no veículo, adiam a ida à oficina. Isso é prejudicial até para a vida útil do carro, além de gerar muitos gastos desnecessários, explica o técnico em mecânica de auto, Renivaldo Santos. “O motorista deve se preocupar com a revisão preventiva e estar sempre atento aos prazos das montadores para serviços como a troca de óleo do veículo, porque se deixar passar, acaba formando dentro do motor uma borra de carvão e a partir daí vai ser preciso fazer o cabeçote, ou seja, um gasto ainda maior, porque o que era pra ser uma manutenção preventiva virou corretiva, pra solucionar um defeito que poderia ter sido evitado pelo motorista” revela o mecânico.

A equipe de reportagem do Blog Deu no Jornal!, fez uma pesquisa e pode perceber que raros são os taxistas que perdem o prazo da manutenção dos veículos, “isso acontece mais com os motoristas comuns ou taxistas novatos, na profissão e no volante”, ressalta Renivaldo, que conclui alertando que quando o assunto é trânsito, o motorista deve ficar muito atento, porque um defeito no carro pode ser fatal até para ele mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário