terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

SMS divulga pontos de vacinação contra meningite

A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, realiza neste sábado e domingo (12 e 13), das 9 às 17 horas, mais uma etapa da campanha de vacinação contra a meningite, para jovens de 15 a 24 anos. A faixa etária foi escolhida pelo alto número de casos registrados da doença, no ano passado, e pela baixa procura pela vacina na primeira etapa de vacinação. Além disso, o objetivo é evitar a proliferação da doença durante o Carnaval.

Para atender à demanda, pelo menos 67 salas de vacinação estarão espalhadas pelos 12 distritos sanitários de Salvador. “É importante frisar a importância da vacinação desse grupo, por estar mais exposto a aglomerações em festas populares e grandes shows, locais propícios para disseminação de doenças infecto-contagiosas, alertou a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica de Salvador, Cristiane Cardoso. Segundo Cardoso, o jovem nesta idade tem mais dificuldade de comparecer a um posto de saúde, seja por causa do horário da escola ou do trabalho.

Na primeira campanha de vacinação contra meningite C, realizada no ano passado, destinada aos jovens de 15 a 24 anos, foram imunizadas mais de 400 mil pessoas, totalizando uma cobertura de 52,63% da meta a ser alcançada, que era de 776 mil indivíduos. Entre as faixas etárias, foram vacinadas mais de 172 mil crianças, de 10 a 14 anos (71,52%); quase 152 mil jovens, de 15 a19 anos (60,16%); e cerca de 84 mil pessoas, de 20 a 24 anos (29,73%). O baixo índice, nos últimos dois casos, por exemplo, mostrou a necessidade de uma nova campanha. As pessoas que já se vacinaram não precisam de uma nova dose do medicamento. Só receberá a vacina quem apresentar um documento de identidade com foto, para comprovação da idade.

A meningite é uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central, chamadas meninges. A doença pode ser causada por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe. Entretanto, a bacteriana, causada pelo meningococo, é altamente contagiosa, sendo a doença meningocócica mais séria. A doença se manifesta principalmente em adultos jovens e crianças, sendo os menores de quatro anos os mais vulneráveis. A transmissão da doença se dá de pessoa a pessoa, por via respiratória, através de secreções ou saliva de doentes, ou portadores assintomáticos.

Confira os postos de vacinação no site da Secretaria Municipal de Saúde.


Fonte: Diga Salvador







Nenhum comentário:

Postar um comentário