terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sucom apreende cinco equipamentos sonoros na Ribeira


Foto: Sucom

Com a finalidade de coibir a poluição sonora em diversos pontos da capital baiana, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizou mais uma operação fiscal nesta segunda-feira (07) na orla marítima da Cidade Baixa, contemplando os bairros de Boa Viagem, Monte Serrat e Ribeira. A utilização de níveis sonoros acima do permitido pela Lei Municipal de Combate à Poluição Sonora (nº 5.354/98) resultou na apreensão de cinco equipamentos sonoros e na emissão de cinco autos de infração.

Com o sol forte de uma típica tarde de verão em Salvador, as praias das localidades fiscalizadas estavam lotadas de banhistas, o que culminou em muito trabalho para a equipe da Sucom. Munidos de decibelímetros e com o apoio dos policiais da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), técnicos da Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora (Gefip) começaram as vistorias em bares, restaurantes e veículos em Boa Viagem e Monte Serrat, entretanto não foram detectados abusos.

Já na Ribeira, dois carros, estacionados próximos um do outro, emitiam som com volumes que chegaram a 102 e 84 decibéis, níveis superiores aos que são permitidos pela Lei nº 5.354/98, que estabelece os limites de 70 decibéis das 7 às 22h e de 60 decibéis entre 22 e 7h. Em outros trechos, mais três carros foram flagrados descumprindo a legislação. As irregularidades resultaram na apreensão dos equipamentos sonoros e em autos de infração aos proprietários dos veículos.

Um morador do bairro que passava no momento da fiscalização elogiou as ações da superintendência. “A Sucom está de parabéns com esse trabalho que está realizando. Essa barulheira tem que acabar mesmo”, disse em voz alta.

Fim de semana – Na sexta-feira e sábado (04 e 05), a fiscalização da Sucom percorreu as localidades do Parque Júlio César, Liberdade, Jardim dos Namorados, Alto da Terezinha e Alto de Coutos. A operação acabou em cinco apreensões de equipamentos sonoros e cinco autos de infração.

Fonte: Diga Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário